quinta-feira, 2 de maio de 2013

Criadores do Nyan Cat e Keyboard Cat processam Warner Bros


Você pode não conhecer os nomes Charles Schmidt e Christopher Orlando Torres, mas se você tem experiência na internet, certamente conhece suas obras. Eles foram os responsáveis pela criação dos memes Keyboard Cat e do Nyan Cat, respectivamente. Agora, os dois se uniram em um processo contra a Warner Bros., que supostamente teria utilizado a imagem de seus personagens ilegalmente.

A empresa utilizou os dois personagens nos jogos da franquia Scribblenauts. No game, no qual o jogador pode digitar nomes de coisas que possam ajudá-lo a resolver quebra-cabeças e estes objetos aparecem na tela, ao digitar "Keyboard Cat", surge um gato de camiseta azul, que toca teclado. Já "Nyan Cat" exibe um gato voador, exatamente como o meme original.

Tanto Torres quanto Schmidt são agenciados pelo mesmo empresário, Ben Lashes. Suas criações estão protegidas por direitos autorais e eles citam o próprio logo da Warner Bros como um meme. A diferença, no entanto, é que a companhia usa um exército de advogados para proteger sua propriedade intelectual.

Eles pedem o pagamento de uma quantia ainda não revelada como indenização pela utilização indevida dos personagens, assim como pela "relação enganosa" criada pela WB entre o jogo e os dois gatos.

A grande questão envolvida no processo, no entanto, é o que é liberdade de expressão e paródia e o que é um plágio. A lei americana costuma relevar a utilização de personagens de terceiros em uma obra com a intenção de paródia ou homenagem. Além disso, há ainda a questão cultural, já que os dois personagens se espalharam e ganharam notoriedade por meio de remixes e adaptações, o que poderia invalidar o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário