quarta-feira, 22 de maio de 2013

"sempre online"


Para estar "sempre online", Xbox One depende do desenvolvedor


Microsoft apresentou o seu novo console, o Xbox One, e aproveitou o evento para responder às perguntas sobre se seu aparelho necessitaria obrigatoriamente de conexão à internet para funcionar. A resposta é "depende".

A informação confere com um suposto memorando interno vazado para a imprensa, que dizia ser, sim, possível para a pessoa jogar seus games offline. Entretanto, os rumores sobre um console sempre conectado não eram tão infundados. A Microsoft deve, sim, oferecer para os desenvolvedores o recurso de cloud-computing para o console, para aliviar um pouco da carga de processamento do console. A utilização deste recurso necessitaria de conexão obrigatória.

O recurso, que foi tão especulado seria uma forma de controlar a pirataria e também a troca de jogos usados no console, mas a possibilidade incomoda bastante os usuários, que nem sempre podem confiar em uma conexão à internet estável para ficarem sempre conectados, além de também quererem poder trocar jogos livremente com amigos, por exemplo, o que seria inviabilizado com o recurso de ativação online.

Entretanto, apesar de não obrigar os usuários para jogar no modo single-player, o console pode, sim, bloquear jogos usados. A Microsoft revelou à Wired que os jogos deverão ser instalado no HD de 500 GB da plataforma e serão ligados a uma conta da Xbox Live, o que impediria que outras contas utilizassem o mesmo disco.

Desta forma, se a pessoa quiser ligar o disco a uma segunda conta, seria obrigado a pagar uma taxa extra, como já acontece hoje com os recursos online pass.

Retrocompatibilidade?Como já era esperado, os jogos do Xbox 360 não rodarão no Xbox One. Isso porque a Microsoft optou por uma nova arquitetura de processamento em seu novo console, que inviabiliza os jogos da plataforma passada.

A empresa incluiu um processador octa-core com arquitetura x86, que o aproxima do PC e também deve simplificar o desenvolvimento de jogos. Mas isso torna os games do 360 incompatíveis, já que foram criados para uma plataforma com PowerPC.

"O sistema é baseado em uma arquitetura diferente, então a retrocompatibilidade não funciona nesta perspectiva, afirmou Marc Whitten, vice-presidente da Xbox Live ao The Verge.

Para esta retrocompatibilidade acontecer, seria necessária a inclusão de algum hardware extra responsável apenas pelo processamento dos games do 360, o que a Microsoft não parece disposta a fazer. Outra alternativa seria a implantação de software responsável por isso, mas não há previsão.

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